ABÍLIO FERREIRA DE CARVALHO

1ª GERAÇÃO – FOUNDER

1949

Foi na pequena taberna da aldeia do Sanguinhal que começou a paixão pela produção do licor de ginja. As ginjas eram compradas aos pequenos produtores da região para, pelas mãos do Sr. Abílio Ferreira, produzir o licor que depois era vendido no
copo ou em garrafa, a quem nos visitava.

MARIA EMÍLIA JORGE DE CARVALHO

2ª GERAÇÃO – GROCERY STORE

1967

A mercearia do meu pai foi o sustento de muitos anos desta família, dei continuidade à mesma com a venda do Licor de Ginja, cada vez mais procurado, bem como o comércio de muitos outros artigos de mercearia que colmatavam a necessidade dos residentes locais e das suas famílias. A procura e a venda do Licor de Ginja produzido pelo meu pai foi sempre o nosso ex-líbris. Hoje orgulho-me em manter a mercearia aberta ao público tal e qual como sempre foi.

CRISTINA CAVALHEIRO

3ª GERAÇÃO – FINANCE

1989

A paixão que o meu avô me transmitiu pela ginjinha motivou-me a querer abraçar o negócio e a desenvolvê-lo com meu marido Pedro. Por isso investimos num projeto que pudesse levar o nosso licor a todo o país. Foi isso que fizemos, percorrendo Portugal de “lés-a-lés”, com muito empenho e amor.

PEDRO CAVALHEIRO

3ª GERAÇÃO – AGRICULTURE

1998

Devido ao aumento da procura pelo nosso licor de ginja, desenvolvi a implantação dos nossos ginjais. Atualmente, somos proprietários de cerca de 20 hectares, aproximadamente 22 mil ginjeiras, das quais faço toda a gestão da atividade, para podermos contar com o nosso próprio fruto na produção do nosso licor. Atualmente, somos os maiores produtores de ginja em Portugal.

BERNARDO CAVALHEIRO

4ª GERAÇÃO – PRODUCTION

2010

O novo milénio, o aumento do turismo, a abertura de novos mercados e a era digital, levou-me a apostar no Branding, Marketing e na Comunicação da empresa, que nos permitiu entrar em diversas feiras, certames e eventos nacionais e internacionais.
Hoje, temos dimensão, estamos presentes em mercados um pouco por todo o Mundo, somos auto-suficientes e distinguimo-nos pela qualidade do nosso fruto: 100% natural e 100% nacional.

A nossa história

A história da Licóbidos é, acima de tudo, uma história familiar e local. As nossas raízes remetem-nos para o homem que deu início a tudo, Abílio Ferreira de Carvalho, que – em boa hora – criou a primeira receita de ginjinha numa taberna localizada na pequena e pitoresca aldeia de Sanguinhal, no concelho do Bombarral – a histórica Ginjinha do Sanguinhal!

E, fiquem sabendo, essa taberna e mercearia continua aberta, dois séculos depois. A receita, essa, também se mantém intocada. Em ginja que ganha, não se mexe!

A empresa, como a conhecemos hoje, foi fundada em 1992 – com o intuito de profissionalizar os processos industriais e agrícolas.

Em 2011 tratámos de criar novas instalações e de lançar o que seria um caso de paixão profunda para todos os portugueses: a nossa encantadora e arrebatadora Mariquinhas. O nome, esse, toda a gente conhece e não podia ser mais português. Quem nunca trauteou o fado de Amália Rodrigues “A Casa da Mariquinhas” que atire a primeira ginja!

Na imagem, onde naturalmente predomina o vermelho, destaca-se o coração de filigrana, que presta tributo às ligações familiares, aos antepassados e à tão nossa saudade – do que foi e do que há-de vir!

70 anos depois do mítico bisavô Abílio é Bernardo Cavalheiro, a quarta geração, a manter viva a tradição de bem fazer Licor de Ginja, de forma artesanal e 100% natural – porque não se brinca com coisas sérias. Licor de Ginja é sinónimo de Mariquinhas – simples!

Ao longo dos anos, a nossa criatividade manteve-se sempre em boa forma. Fomos desenvolvendo edições especiais, uma Bag in Box, a linha gourmet com o rótulo desenhado à mão, licor de ginja com chocolate e piri-piri… E certamente não vamos ficar por aqui!

Na Licóbidos move-nos a paixão pelos sabores que são nossos, e essa é uma história que está para durar.

Cofinanciado: